O comprometimento ambiental e com o desenvolvimento das futuras gerações faz parte da responsabilidade social da Coleurb. Os projetos e ações desenvolvidas pela Empresa na área ambiental contribuem para a redução de danos e para a preservação do meio ambiente.
Entre as ações desenvolvidas, está o reaproveitamento e reciclagem dos materiais que iriam para o lixo, tornando-os, assim, úteis para outras atividades. Filtros de ar, sobras de chapas de metais e ferros, tonéis, bancos, discos de platô são reutilizados na confecção de lixeiras, floreiras, porta-retratos, churrasqueiras, porta canetas, entre outros objetos, aproveitados para uso dentro da própria empresa.
Para seu total aproveitamento, as folhas impressas são reutilizadas (no verso) como rascunho ou para impressão de documentos internos, reduzindo, assim, o volume de papel. Após sua utilização completa, as folhas são picotadas, e, juntamente com outros materiais, como vidros, plásticos, jornais e revistas, são doadas para entidades que as utilizam como fonte de renda.
Numa empresa de transporte coletivo urbano deve existir também o cuidado com os resíduos contaminados como óleo e graxa mineral, provenientes da manutenção dos veículos. Desta forma, tudo o que é contaminado fica adequadamente acondicionado em uma central de resíduos existente na empresa e posteriormente é encaminhado a empresas licenciadas pela FEPAM para dar destinação correta. O óleo usado (proveniente da troca nos ônibus) é acondicionado e recolhido, também por empresa credenciada, para posteriormente ser reciclado e reutilizado.