Aplicativo Meu Ônibus Coleurb permite que passageiro acompanhe o trajeto dos ônibus
Você gosta de chegar na parada e logo vir o ônibus? Isso fica ainda mais prático com o aplicativo Meu Ônibus Coleurb, que permite ao usuário acompanhar o trajeto do ônibus e saber o tempo estimado de chegada dela na parada onde vai embarcar.
A ferramenta é utilizada pela Coleurb desde 2017 e vem passando por constantes ajustes para melhorar sua usabilidade, aprimorando o desempenho para que o usuário tenha cada vez mais facilidade na busca pela linha de ônibus que precisa.
O objetivo do aplicativo é permitir que o passageiro possa se programar antes mesmo de sair para a parada. Fazendo uma busca rápida, com a Internet e a localização do celular ligados, o app mostra os pontos de ônibus próximos a localidade e, selecionando a parada, os ônibus que estão próximos são apresentados.
Outra forma de procura pelo ônibus é pesquisar pela linha, assim, todas as paradas por onde a referida linha passa, serão apresentadas. Então, basta selecionar o ponto de ônibus onde irá embarcar e o tempo estimado de chegada do carro estará na tela do seu celular.
Pelo aplicativo Meu Ônibus Coleurb você também pode acompanhar as notícias referente ao transporte e enviar dúvidas e sugestão pra gente.
O app está disponível gratuitamente para download no Google Play e Apple Store.
Dúvidas frequentes
1, Abri o aplicativo, selecionei a parada em que vou embarcar e aparece a mensagem “Não existe nenhum coletivo operando no sentido da linha no momento”. O que quer dizer?
Primeiramente certifique-se de o celular está com Internet disponível e de que a localização de seu aparelho esteja ligada. Tudo certo? Então vamos entender o que pode estar ocorrendo:
- o ônibus ainda não iniciou o sentido da linha, por exemplo: você vai embarcar no bairro para ir para o Centro, mas o ônibus ainda está finalizando o sentido Centro para o bairro. Nesse caso, você pode fazer a pesquisa pela Linha de ônibus e selecionar a última parada do sentido, assim o GPS irá mostrar onde está o veículo.
- se a parada que você utiliza é a primeira, a de início do sentido da linha de ônibus, pode ocorrer de não aparecer a localização do veículo. Aconselhamos para que você faça a pesquisa pela parada anterior, a última do sentido, dessa forma a localização do ônibus será mais assertiva.
2. O tempo de chegada do ônibus na parada não condiz com o tempo que demorou para chegar.
O aplicativo mostra o tempo estimado de chegada do ônibus na parada, o que pode variar conforme o trânsito. Para melhor entendimento, o usuário pode selecionar a linha que vai utilizar e acompanhar o trajeto do veículo pelo GPS.
OBS: a cada 35 segundos o APP atualiza automaticamente, dessa forma, dentro desse intervalo de tempo, pode haver divergência de horário e localização.
3. Não estou próxima da parada em que vou embarcar, como faça a pesquisa?
Você pode ir nas configurações (Menu) > ajustes > e alterar o raio de proximidade para os pontos.
Ou você pode fazer a pesquisa pela Linha. Nesse caso, após a seleção do modo Linha, inicie a digitação com L e em seguida o número, por exemplo: L01, então escolha o trajeto: L01 – Vera Cruz – São Cristóvão ou L01 – São Cristóvão – Vera Cruz. Escolhido o sentido, encontre a parada onde irá embarcar, selecione e, se o ônibus estiver se aproximando, irá aparecer no GPS. Você pode selecionar qualquer uma das paradas para acompanhar o trajeto do veículo.
4. Como é a atualização do GPS do aplicativo?
O aplicativo tem atualização automática a cada 35 segundos. Dessa forma, você não precisa realizar a atualização, pois o tempo de chegada e os veículos que se aproximam da parada são atualizados automaticamente.
5. Não encontro o ônibus que preciso.
Se você já realizou todos os procedimentos para localização mas continua com dificuldades, envie uma mensagem pelo Menu > Deixe sua opinião, ou entre em contato pelo telefone (54) 3311.1322 por ligação ou mensagem pelo WhatsApp que iremos lhe auxiliar.
6. Acompanhei os primeiros passos, mas ainda tenho dificuldades para utilizar o aplicativo.
Em nossas páginas nas redes sociais, pelo Instagram (@coleurb) ou Facebook (@coleurb) publicamos tutoriais e formas de usar o aplicativo frequentemente. Nos acompanhe e tire suas dúvidas.
Ao verificar alguma falha, pedimos para que seja registrada e enviada para que possamos fazer a verificação. O envio do print ou vídeo pode ser feito pelo WhatsApp (54) 3311.1322.
Dica extra: antes de realizar a pesquisa no aplicativo Meu Ônibus Coleurb, consulte os horários das linhas em nosso site www.coleurb.com.br ou no Catálogo do WhatsApp (54) 3311.1322. Assim você já saberá quando o ônibus irá passar e com o app, você poderá fazer o acompanhamento do trajeto do veículo, evitando de chegar muito cedo na parada, ou perder o ônibus.