A Coleurb informa que foi realizada, nesta segunda-feira (30/05), reunião de mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) em busca de solucionar a negociação coletiva com o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo (Sindiurb). Ao final, o desembargador vice-presidente, Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, formulou uma proposta que alcança um meio-termo entre as posições da empresa e dos trabalhadores.
Apesar das dificuldades que o conteúdo da proposta vai gerar para a Coleurb, considerando a realidade econômica do transporte público da cidade, como forma de evitar maiores prejuízos à população e atender ainda que parcialmente os anseios dos seus colaboradores, a empresa vai cumprir a proposta construída pela Justiça do Trabalho se aprovada em assembleia.
A Coleurb reafirma o compromisso com os seus colaboradores, no sentido de tentativa de manutenção do nível de emprego e salários em dia, bem como com a população do município de continuidade de prestação do serviço essencial de transporte público.
Proposta do TRT 4
- Um reajuste total de 9%, sendo 2% em maio de 2022; 2% em junho de 2022; 2% em julho de 2022; 1,8% em agosto de 2022; e 1,2% em janeiro de 2023;
- Vale-alimentação: cerca de 13%, totalizando R$ 600,00 mensais, a partir de março de 2022, sendo que as diferenças de março e abril serão pagas em junho e julho de 2022, respectivamente, sem a coparticipação em relação às diferenças;
- Abono indenizatório de 12,6% do salário-base, pago em 2 parcelas de 6,3% cada, uma junto com a folha de agosto (paga no início de setembro), e a outra com a folha de setembro (paga no início de outubro);
- Retirada da pretensão de exclusão de cláusula do adicional de tempo de serviço para os novos empregados.
A empresa registra, ainda, que, na hipótese da aceitação da proposta do mediador, não descontará os dias 26 e 27 de maio em que ocorreu a paralisação das atividades por parte dos trabalhadores.
A nova assembleia para votação da proposta será realizada nesta terça-feira (31/05), às 5h45, conforme convocação do Sindicato. Desta forma, haverá atraso na saída dos ônibus.