Novembro azul
Sexta-feira, 28 de outubro de 2022 15:59

Empresa busca contribuir com informações para promover a conscientização sobre o câncer de mama e de próstata

 

Tanto o Outubro Rosa quanto o Novembro Azul foram idealizados para compartilhar informações e promover a conscientização, respectivamente, sobre o câncer de mama nas mulheres e doenças masculinas – sobretudo o câncer de próstata. Buscam, ainda, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Com o propósito de dar suporte aos movimentos, a Coleurb está realizando uma série de palestras que, recentemente, começou com “Alimentação e prevenção do câncer”, com a nutricionista Andressa Schacht, e vai até quase o final de novembro. Nesta quinta-feira (27), o médico oncologista Alex Seidel é o convidado que vai conversar com os participantes.

“Unificamos a programação para termos maior abrangência das informações, incluindo o câncer de ovário, para que os colaboradores compartilhem o conhecimento também no seu círculo de convívio, sejam familiares ou amigos”, afirma a diretora-presidente da Coleurb, Paula Bulla. Inclusive, neste período, é estimulado que as equipes troquem o uniforme por peças rosas ou azuis para destacar ainda mais o engajamento.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a ocorrência na mama como causa primária é a que mais mata mulheres. Em 2020, foram 17.825 óbitos, correspondendo a 16,5% das mortes provocadas pelo câncer. Já o de próstata tirou a vida de 15.841 homens (13,5% de todas as mortes causadas pelo câncer em 2020). É o segundo da lista que tem no topo os tumores localizados na traqueia, brônquios e pulmões, que levaram a óbito mais de 16 mil homens.

 

A programação:

27/10 – 15h30 – Médico Oncologista do CTCAN Dr. Alex Seidel - Como é o tratamento do câncer? E como prevenir?

03/11 – 15h30 – Vera Maria Machado e Tanara Ganzer- Depoimento de pacientes que tiveram câncer de mama

11/11 – 15h30 – Psicóloga da Aapecan Lisiane Rebeschini Via Piana – O câncer não é o fim: como manter a saúde mental na descoberta do câncer

17/11 – 15h30 – Curso de enfermagem Anhanguera (professor e alunos) – verificação de sinais vitais e teste de glicose.

23/11 – 15h30min – Gisele – Enfermeira do Serviço de Hemoterapia do HSVP + agendamentos para doação de sangue

 

Atividades ocorrem sempre às 15h30min. A palestra “Alimentação e prevenção do câncer”, com a nutricionista Andressa Schacht foi realizada no dia 20/10.

Outubro Rosa e Novembro Azul movimentam a Coleurb

ACESSO RÁPIDO

Passagem Estudantil
passagem
estudantil
Achados e Perdidos
achados e
perdidos
Passe Livre para Idosos
passe livre
para idosos
Vagas de Emprego
vagas de
emprego

Para realizar o cadastro no sistema de bilhetagem, alunos dos ensinos básico, superior e técnico deverão ir aos pontos de atendimento da Coleurb portando:

 

- Documento de identidade

- Carteirinha de estudante de acordo com a legislação vigente

- Email

- Endereço

 

A foto para identificação do estudante será feita no momento do cadastro e o estudante já sai do ponto de atendimento com seu cartão.

 

Com o cartão eletrônico, o estudante não tem limite de acesso por dia ao transporte e pode utilizar 1 passagem por viagem.

 

O cadastro do estudante do ensino fundamental e médio deverá ser atualizado anualmente. Já o estudante de nível superior, deverá atualizar o cadastro a cada sementre.

Os pertences encontrados nos ônibus ficam disponíveis na empresa durante 30 dias. Após, são doados a instituições sociais do município.

 

Perdeu algum objeto ou documento no ônibus?

Entre em contato com o Coleurb Responde pelo WhatsApp (54) 3311.1322.

Os idosos com mais de 65 anos, que utilizam o transporte público, podem fazer o cadastro para recebimento do cartão eletrônico, de forma gratuita, para uso gratuito no transporte da cidade.

 

Conforme prevê a Constituição Federal (artigo 230, §2º), Estatuto do Idoso (artigo 39) e a Lei Municipal nº 2.675/91, "aos idosos, com mais de 65 (sessenta e cinco) anos de idade, é permitido o acesso ao transporte regular gratuito nos ônibus coletivos urbanos do Município de Passo Fundo.

 

Lembramos, entretanto, que transportes especiais, realizados diariamente com microônibus (Transporte Adaptado) ou, ainda, eventualmente com ônibus que cumprem linhas específicas criadas para atenderem determinados eventos (como shows, etc.), o transporte não é gratuito e a tarifa é a cobrada habitualmente, sendo o custo determinado pela tarifa vigente no Município.

Faça parte da equipe Coleurb.

O cadastro de seu currículo pode ser feito aqui no site, na aba Trabalhe Conosco ou presencialmente na Coleurb, localizada na Av. Sete de Setembro, 97, de quarta a sexta-feira, das 14h às 16h.

As vagas são para contratação efetiva e para banco de talentos.