Outubro rosa
Quinta-feira, 08 de agosto de 2024 09:15

Desde sábado, 3 de agosto, os passo-fundenses dispõem da bilhetagem para pagar as passagens. Os cadastros seguem sendo feitos no site da Coleurb e nos pontos de venda

 

O transporte público de Passo Fundo, cidade com o sexto maior PIB do Estado, tem passado por uma modernização. O primeiro passo foi a implementação da bilhetagem eletrônica nos ônibus da Coleurb e Codepas desde 3 de agosto.

 

A preparação para a implantação da bilhetagem eletrônica começou em julho, com o cadastro dos cidadãos, incluindo beneficiários de descontos (caso dos estudantes, que pagam meia tarifa) e gratuidades (idosos e Pessoas com Deficiências). O mês também foi marcado pelo início da compra de créditos para os cartões por meio do site da Coleurb (www.coleurb.com.br), na aba “Comprar Créditos”. Nesse caso, a recarga fica disponível em até 72 horas após a confirmação do pagamento (possível em TED, boleto convencional e boleto Pix), assim que houver a aproximação do cartão na leitora do ônibus. Já nos pontos de venda, a recarga é imediata e são aceitos pagamentos em Pix, dinheiro e cartão de débito (Visa, Master, Elo e Cabal).

 

Ainda é possível pagar a passagem com dinheiro ou passagem vermelha, que não tem prazo limite de uso. Os idosos com mais de 65 anos e PcD’s podem seguir apresentando o documento ao motorista. Já os vales-estudantis serão aceitos até sexta-feira, 09 de agosto. As chamadas “passaginhas” podem ser convertidas em créditos no cartão do estudante, limitado à cota mensal de 80 ou 110 passagens, de acordo com a lei municipal nº 4465/2008.

 

Até esta terça-feira, 6 de agosto, 71% dos estudantes (3131 de 4407 cadastros ativos no sistema), além de 5.551 idosos tinham realizado cadastro para uso da bilhetagem eletrônica. No total, incluindo usuários comuns, mais de 20 mil cartões foram feitos até agora.

 

O cartão pode ser requisitado a qualquer momento, sendo a primeira via gratuita. Estudantes devem fazê-lo no ponto de venda Morom ou UPF e idosos, na Matriz. Quem paga a tarifa inteira realiza o cadastro no site da Coleurb e retira em cinco dias úteis no ponto de venda Matriz. Já as empresas que fornecem vale-transporte aos funcionários devem cadastrá-los na aba “Bilhetagem” em www.coleurb.com.br e comunicar a efetivação do cadastro enviando e-mail para sbe@coleurb.com.br.

 

Mudança no horário de funcionamento dos pontos de venda

A partir de segunda-feira, 12/08, os pontos de venda de passagens voltarão ao horário normal de funcionamento, com atendimento de segunda à sexta-feira.

 

Ponto de venda Morom (destinado ao cadastro de estudantes)

Endereço: Rua Morom, 1230, bairro Centro

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 9h às 18h30min.

 

Ponto de venda UPF (destinado ao cadastro de estudantes)

Endereço: Centro de Convivência - BR 285, Km 292,7, Campus I, bairro São José

Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 11h30min às 14h30min e das 16h30min às 21h40min.

 

Ponto de venda Matriz (destinado ao cadastro de idosos com mais de 65 anos)

Endereço: Av. Sete de Setembro, 97, bairro Petrópolis

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 8h10 às 12h e das 14h às 18h.

Inovações e maior conveniência na mobilidade em Passo Fundo

ACESSO RÁPIDO

Passagem Estudantil
passagem
estudantil
Achados e Perdidos
achados e
perdidos
Passe Livre para Idosos
passe livre
para idosos
Vagas de Emprego
vagas de
emprego

Alunos dos ensinos básico, superior e técnico deverão ir aos pontos de venda Morom ou UPF portando:

 

- Documento de identidade

- Carteirinha de estudante de acordo com a legislação vigente

- Email

- Endereço

 

A foto para identificação do estudante será feita no momento do cadastro e o estudante já sai da loja com seu cartão.

 

Com o cartão eletrônico, o estudante não tem limite de acesso por dia ao transporte e pode utilizar 1 passagem por viagem.

 

O cadastro do estudante do ensino fundamental e médio deverá ser atualizado anualmente. Já o estudante de nível superior, deverá atualizar o cadastro a cada sementre.

 

 

Validade e troca de vale-estudantil

No momento do cadastro, o estudante pode levar os vales estudantis para conversão por crédito no cartão eletrônico, limitado a cota mensal de 80 ou 110 passagens, de acordo com a lei municipal nº 4465/2008:

 

- 80 vales (estudantes do ensino fundamental, médio e superior)

- 110 vales (alunos dos cursos de nível superior, em turno integral, desde que haja comprovação específica dessa situação)

 

A conversão dos vales estudantis será somente por crédito no cartão eletrônico do próprio estudante, sem a opção de trocar por dinheiro.

 

A conversão das “passaginhas” de estudante por crédito poderão ser feitas somente nos pontos de venda.

Os pertences encontrados nos ônibus ficam disponíveis na empresa durante 30 dias. Após, são doados a instituições sociais do município.

 

Perdeu algum objeto ou documento no ônibus?

Entre em contato com o Coleurb Responde pelo WhatsApp (54) 3311.1322.

Os idosos com mais de 65 anos, que utilizam o transporte público, podem fazer o cadastro para recebimento do cartão eletrônico, de forma gratuita, para uso gratuito no transporte da cidade.

 

Conforme prevê a Constituição Federal (artigo 230, §2º), Estatuto do Idoso (artigo 39) e a Lei Municipal nº 2.675/91, "aos idosos, com mais de 65 (sessenta e cinco) anos de idade, é permitido o acesso ao transporte regular gratuito nos ônibus coletivos urbanos do Município de Passo Fundo.

 

Lembramos, entretanto, que transportes especiais, realizados diariamente com microônibus (Transporte Adaptado) ou, ainda, eventualmente com ônibus que cumprem linhas específicas criadas para atenderem determinados eventos (como shows, etc.), o transporte não é gratuito e a tarifa é a cobrada habitualmente, sendo o custo determinado pela tarifa vigente no Município.

Faça parte da equipe Coleurb.

O cadastro de seu currículo pode ser feito aqui no site, na aba Trabalhe Conosco ou presencialmente na Coleurb, localizada na Av. Sete de Setembro, 97, de quarta a sexta-feira, das 14h às 16h.

As vagas são para contratação efetiva e para banco de talentos.