Melhor do que falar é muitas vezes sentir na pele. No caso dos colaboradores da Coleurb, empresa de transporte coletivo urbano que atende Passo Fundo há 62 anos, é sentir nas pedaladas de uma bicicleta. Dentro da Semana Nacional do Trânsito e com o objetivo de despertar a empatia por meio de uma experiência de se colocar como usuário de outro meio de transporte, a empresa instalou bicicletas fixas no pátio para que motoristas e cobradores tenham uma vivência diferente da qual estão acostumados no cotidiano.
A ação está ocorrendo nesta quinta-feira (23), juntamente com outras, em formato de circuito, que incluem orientações para um trânsito mais seguro e jogo de perguntas e respostas sobre conhecimento e responsabilidade no trânsito.
José Inácio Gonçalves de Morais é motorista na Coleurb há 15 anos e considerou as atividades bastante importantes tanto para revisar e atualizar o conhecimento, como, por exemplo, sobre as leis de trânsito, quanto para ter a vivência em se colocar no lugar do outro. “No trânsito, na correria do dia a dia, não conseguimos parar e analisar todas as situações como gostaríamos. Com esta programação, conseguimos nos contextualizar e sentir como é estar no lugar de ciclistas ou de pedestres”, comentou Morais.
A iniciativa foi desenvolvida de maneira conjunta pelas áreas de RH, Comunicação e Tráfego da Coleurb, que soma quase 430 funcionários.